PELE SECA VS PELE DESIDRATADA: COMO DISTINGUIR E CUIDAR

2023-11-03

Qual a Diferença?

Pele seca refere-se a um tipo de pele com um desequilíbrio no manto hidrolipídico (água-gordura), o que resulta em baixos níveis de lípidos (gordura) e uma menor capacidade de retenção de água. Já a pele desidratada é um estado transitório, muitas vezes causado por fatores como condições climáticas, uso de produtos inadequados, tratamentos médico-estéticos, medicamentos, stresse, desequilíbrios hormonais, entre outros.

 

Como Distinguir?

Ambos os tipos de pele podem compartilhar características como falta de luminosidade, sensação de tensão, rugas mais pronunciadas, perda de elasticidade, descamação, sensibilidade e vermelhidão.

Na pele seca, essas características são persistentes, tornando-se uma característica constante.

 

Pele Seca: como cuidar?

A pele seca requer uma rotina de cuidados com produtos específicos, desde a limpeza até a proteção solar. É importante incluir ativos hidratantes, como o ácido hialurónico, e ingredientes que reforcem os lipídios da pele, como o óleo de argan.

 

Pele Desidratada: como cuidar?

A rotina de cuidados para a pele desidratada deve ser adaptada ao estado da pele, mas nunca esquecendo o tipo de pele, pois, por exemplo, o uso excessivo de lípidos numa pele desidratada e oleosa pode aumentar a produção de sebo, obstruir os poros e até mesmo desencadear um surto de acne.

O ideal é procurar a orientação de um profissional qualificado para avaliar cuidadosamente a sua pele e recomendar um tratamento personalizado.

 

Lembre-se, entender as necessidades da sua pele é o primeiro passo para uma pele saudável e radiante! 

Tags: #cuidados #pele #saudável #peleseca #peledesidratada

« Voltar